Raça e gênero: discriminações, interseccionalidades e resistências

Otras librerías

Raça e gênero: discriminações, interseccionalidades e resistências

Silvia Pimentel, Siméia de Mello Araújo, Beatriz Pereira e Mônica Melo (orgs.)

2020
EDUC
Impreso:
9788528306194
264 páginas
Digital:
9786587387000
Otras librerías

Esta coletânea representa um diálogo profícuo e generoso, pautado nas mulheres negras e suas experiências em um contexto marcado pela desigualdade econômico-social, pelo racismo e pelo patriarcado, mas principalmente como essas mulheres encontram formas outras de existência. As mulheres negras possuem visões e concepções de mundo que podem nos ajudar a elaborar formas mais sadias de existências humanas, pois, afinal, são sobre os seus ombros que essa estrutura desigual e desumana tem se construído.

Silvia Pimentel. Professora no Direito da PUC-SP onde ministra as disciplinas “Introdução ao Direito”, “Filosofia do Direito” e “Direito, Gênero e Igualdade”. Integrante do Comitê sobre Eliminação da Discriminação contra as Mulheres, da Organização das Nações Unidas (CEDAW/ ONU) em 2005-2016. Membra do Conselho Consultivo do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos das Mulheres (Cladem). Coordenadora do Grupo de Pesquisa, Direito, Discriminação de Gênero e Igualdade da PUC-SP.

Siméia de Melo Araujo. Feminista negra e mestra em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Professora de língua portuguesa, revisora, articulista e ativista pelos direitos humanos. É cofundadora e diretora do Instituto Ella Criações Educativas. Atualmente está vinculada como pesquisadora-associada ao Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais – AYA da Udesc.