Filosofia: machismos e feminismos

Otras librerías

Filosofia: machismos e feminismos

Márcia Tiburi, Maria de Lourdes Alves Borges

2016
EdUFSC
Impreso:
9788532806680
322 páginas
Otras librerías

Este é um livro sobre mulheres e filosofia ou sobre temas feministas na filosofia. A variedade que temos aqui faz juz à demanda. Nesta obra coletiva, há muitos assuntos, assuntos novos, assuntos antigos, temas que ainda nascem da pesquisa de cada uma, mas que em breve encontrarão o lugar do debate. São textos feitos de uma boa dose de coragem de sair dos temas aceitos pelo patriarcado, com o qual é sempre bom tomar cuidado.

Márcia Tiburi. Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) com ênfase em Filosofia Contemporânea. Pós-doutorado em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP. É professora do curso de filosofia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Temas de interesse: filosofia contemporânea, filosofia da linguagem, ética, estética, biopolítica e feminismo.

Maria de Lourdes Alves Borges e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Kant, Hegel, ética, emoções e filosofia feminista. É autora dos livros História e Metafísica em Hegel, Amor, Tudo o que você precisa saber sobre Ética, Atualidade de Hegel, Body and Justice, Razão e Emoção em Kant e organizadora do livro Filosofia: machsimos e feminismos, entre outros. Atualmente é Secretária de Cultura e Arte da UFSC e presidente da Sociedade Kant Brasileira.